Periodontia e Implantes Dentários

Informações ao Paciente

Como posso saber se tenho gengivite e/ou periodontite?

Embora tenham muitas características comuns, a gengivite e a periodontite são condições distintas e são percebidas de diferentes formas.

A gengivite manifesta-se principalmente pelo sangramento gengival, que pode ser percebido durante a escovação dentária ou no uso do fio dental. Algumas vezes a gengivite pode causar dor, causada pelo processo inflamatório que a caracteriza. O inchaço e a vermelhidão da gengiva também são sinais freqüente de gengivite, embora estes últimos não sejam parâmetros utilizados no diagnóstico desta doença. Outra condição associada à gengivite é o mau-hálito, que pode muitas vezes servir de alerta para a existência de inflamação.

Já a periodontite manifesta-se especialmente pela recessão gengival (migração da gengiva em direção ao osso), causando a exposição das raízes dos dentes. Assim, a periodontite pode ocasionar, muitas vezes, o aumento na sensibilidade dentária aos estímulos térmicos (alimentos muito frios ou quentes). Outra condição que pode estar relacionada à ocorrência da periodontite é a presença de supuração (pús) na gengiva. Em um estágio mais avançado, a mobilidade dental também pode ocorrer, ocasionada pela destruição do suporte periodontal.

Desta forma, a presença de algum dos sinais/sintomas acima descritos deve ser entendida como um alerta. Nestas situações, um detalhado exame da gengiva deve ser realizado pelo periodontista, a fim de estabelecer o correto diagnóstico periodontal.

voltar

Equipe

Conheça nossos profissionais!

saiba mais

Estrutura

Veja o que você vai encontrar!

saiba mais

Especialidades

Conheça nossas
áreas de atuação.

saiba mais