Periodontia e Implantes Dentários

Informações ao Paciente

O que é manutenção periodontal? Por que devemos realizá-la?

Manutenção periodontal é um programa de procedimentos e recursos que visa à preservação contínua da saúde periodontal, realizados nas consultas que ocorrem após o paciente ter recebido alta de seu periodontista. Sempre, após as sessões de tratamento periodontal, será planejado um programa de rechamadas para novas avaliações. Estas consultas têm como objetivo monitorar os resultados obtidos após o tratamento, além dos hábitos e saúde geral do indivíduo que já foi tratado, mas que pode vir a desenvolver a doença novamente. A freqüência e os procedimentos realizados nestas consultas serão determinados individualmente, respeitando particularidades do paciente.

Na consulta de manutenção, primeiramente, o periodontista investiga eventuais alterações nas questões comportamentais (hábitos), bem como, nos aspectos relacionados à saúde geral e bucal do paciente. Neste sentido, fatores que possam influenciar o restabelecimento de um quadro de doença ou a manutenção da saúde devem ser identificados. O profissional procederá, posteriormente, o exame dos tecidos periodontais, visando verificar:

a) o atual padrão de higiene bucal do paciente;

b) a presença de fatores que possam dificultar esta higiene;

c) a presença ou ausência de sinais inflamatórios nos tecidos periodontais;

d) a resposta quanto à cicatrização dos tecidos periodontais e identificar estabilidade ou progressão da doença periodontal.

Com base nos dados obtidos neste exame, o profissional determinará os procedimentos necessários. Como rotina, realiza-se a remoção do novo cálculo (tártaro) e da placa bacteriana, além da aplicação de flúor e a adequação das medidas de higiene bucal, conforme a necessidade. Em alguns casos, quando estágios iniciais de recidiva de doença periodontal são diagnosticados, uma abordagem adicional deverá ser instituída de imediato.

Em suma, podemos considerar que a realização da manutenção periodontal é o que garante a estabilidade do tratamento ao longo prazo, resultando na manutenção dos dentes anteriormente envolvidos na boca.

voltar

Equipe

Conheça nossos profissionais!

saiba mais

Estrutura

Veja o que você vai encontrar!

saiba mais

Especialidades

Conheça nossas
áreas de atuação.

saiba mais