Periodontia e Implantes Dentários

Informações ao Paciente

O que é periodontite?

A periodontite consiste numa doença que afeta os tecidos de sustentação dos dentes (ligamento periodontal e osso alveolar), causando a destruição destes. Esta condição pode ocasionar, muitas vezes, a perda dentária. O agente causador da periodontite é, assim como na gengivite, a placa bacteriana. Porém, neste caso, trata-se da placa bacteriana que invade as estruturas periodontais, localizando-se abaixo da gengiva. Porém, muitos fatores influenciam no estabelecimento e severidade da periodontite. O fator de risco mais conhecido é o cigarro, que prejudica o sistema de defesa da gengiva, tornando-a menos resistente à agressão bacteriana. Há também situações de doença (como o diabetes) e algumas características genéticas que ajudam a modular o estabelecimento e a severidade da periodontite.

Modernamente, tem-se considerado que a periodontite pode funcionar como fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, especialmente as cardíacas e influenciar negativamente outras, como o diabetes, dificultando o seu controle. Há ainda estudos que mostram a possibilidade da periodontite induzir o parto prematuro e o nascimento de bebês com baixo peso. Estas associações têm fortalecido a importância do correto diagnóstico e tratamento das doenças periodontais.

O tratamento da periodontite consiste, basicamente, no controle da infecção periodontal, por meio da remoção da placa bacteriana localizada na região subgengival. Há também a necessidade de se controlar os demais fatores anteriormente descritos, buscando potencializar o tratamento e minimizar as chances de uma recidiva.

voltar

Equipe

Conheça nossos profissionais!

saiba mais

Estrutura

Veja o que você vai encontrar!

saiba mais

Especialidades

Conheça nossas
áreas de atuação.

saiba mais