Periodontia e Implantes Dentários

Notícias

2|07|2009

Um importante estudo ajudará a elucidar as ligações entre a memória e a saúde bucal, em uma tentativa de se estabelecer controle sobre a doença de Alzheimer. O projeto orçado em $ 1,3 milhões tem o apoio da British Dental Health Foundation.

A ciência tem demonstrado relações entre as condições dentárias e bucais com  problemas de saúde globais, incluindo demência - embora nenhum estudo claro tenha sido realizado.

No ano passado, pesquisadores descobriram uma ligação entre ligeira perda de memória e doença periodontal. Investigações adicionais estão sendo realizadas para esclarecer a relação.

O chefe executivo da fundação britânica, Dr. Nigel Carter, comemora a notícia: "A saúde bucal e da gengiva, em particular, tem sido cada vez mais ligada à saúde geral, através de estudos como este"

Nos EUA. os estudos serão conduzidos na Universidade da Carolina do Norte e Universidade de Virgínia Ocidental, que vai prosseguir com um programa de saúde bucal e teste de memória de 273 pessoas com idades compreendidas entre os 70.

O novo financiamento vai criar maiores estudos para as ligações entre saúde bucal e função cerebral ao longo do tempo, enquanto cientistas também pretendem estabelecer uma ligação entre a melhoria da função cognitiva e uma melhor higiene oral através da intervenção para melhorar a saúde bucal.

Fonte: British Dental Health Foundation

voltar

Agende sua Consulta

saiba como

Artigos

Baixe artigos sobre odontologia.

saiba mais